LIBRAS.png

(em construção)

audio-description-icon%5B1%5D_edited.png
Captura_de_Tela_2020-07-05_às_17.03.40
Capa com o logotipo do Coletivo Desvio Padrão - um retângulo deitado dividido ao meio. Fundo rosa do lado esquerdo, fundo cinza claro do lado direito. Atravessando os retângulos de ponta a ponta, na horizontal, um desenho aquarelado em tons de cinza de uma curva com duas ondulações e dois círculos, sendo um pequeno flutuando sobre a dobra côncava da curva e um grande na extremidade direita da parábola. No canto inferior direito da imagem, lê-se: “estamos nas pontas” e há um ponto pequeno em rosa ao final da frase.
 

SOBRE

Desvio Padrão é um coletivo composto por pessoas que transitam nas pontas da curva normal - cegos, videntes, surdos e ouvintes atuantes no campo da cultura como artistas, técnicos e/ou produtores. Aqui nós invertemos a posição da curva e do guarda-chuva formamos um bote. Quem estava na ponta tomando chuva escorregou pro meio e desse jeito fica junto e misturado com quem estava no privilégio do sequinho.

DESENHO EM LINHA FINA DE UM RAMO COM UMA FOLHA DE PLANTA – SUBTÍTULO: NASCE

NASCE

Em 2018, com tortão de frango e água tônica numa lendária padaria do Capão Redondo, Mari e Mafê - duas naturebas vegetarianas que às vezes são de araque - decidem parar pra entender e nomear o que vêm fazendo nesses últimos dois anos e então fundar algo que é mais do que uma ou outra, ou uma + a outra. É uma terceira coisa, meio maior. E dali em diante ficou posto que será sob o nome de Desvio Padrão que vão gestar, aguar, adubar e soltar pro mundo uma série de idéias e vontades que lhes surgem em temas, formatos e linguagens diversos, mas tendo como ponto de partida o ponto de partida em que as meninas gostam de estar - as pontas da curva de Gauss. 

GAUSS?

Gauss era um amante dos números que depois de muita observação e cálculos criou uma parábola para demonstrar a frequência e a probabilidade dos eventos na natureza. A curva que ele chega parece um guarda chuva que, a partir da frequência estatística, define visualmente a normalidade como um filete bem no meio da curva, e tudo que não tá nesse meinho como 'desvio padrão'. Essa curva ficou também conhecida como ‘curva normal’.

Bom, as meninas gostam das pontas da curva e, geralmente, quando a gente tá dividindo guarda-chuva, quem tá na beirada se molha e às vezes se molha muito. Então, já que quem tá na chuva também tá pra se molhar, vamos inverter a lógica. Se virarmos o guarda chuva ao contrário, viramos um barco, bote, bóia e tudo mais o que a nossa imaginação propuser. Aí quem tá nas pontas escorrega pra dentro e vem juntinho e misturado com quem tava no privilégio do sequinho.

DESENHO DE UM RAMO COM DUAS FOLHAS DE PLANTA

CRESCE

Quem quer brincar põe o dedo aqui. Para estar junto sob essa chuva, seja pra se molhar ou construir mecanismos de proteção (guarda chuva, capas, botecos e galochas), que venha gente que está e gosta de estar nas bordas - ali onde o normal é ser diferente, porque diversidade, hibridismo e heterogeneidade é vida rica. Quem quiser brincar vai trazer sua parcela de contribuição rica, e juntar no bolo. Vai correr junto, pirar junto e entrar pra gangue. Desvio Padrão nasceu como uma dupla que quis se tornar um grupo para abarcar as milhares de possibilidades que existem quando somados os universos dos seus membros.

E assim, a família cresceu, e continua crescendo.

DESENHO DE UM RAMO COM TRÊS FOLHAS DE PLANTA

SE FORTALECE

Desvio Padrão é organismo vivo. A cada encontro da turma, novas ideias, e estamos pelejando para organizar tanto desejo. Assim, nosso trabalho hoje inclui:

1) elaborar e oferecer cursos, laboratórios e oficinas; 

2) traçar planos de acessibilidade para eventos culturais oferecendo recursos que alguns públicos necessitam para acessar e fruir, como intérpretes de LIBRAS, pranchas de comunicação ou audiodescrição; 

3) oferecer formação e sensibilização para equipes;

4) produzir conteúdo artístico digital com foco na pluralidade de público;

5) criar e produzir espetáculos comprometidos com a pluralidade de artistas no palco e de público na platéia.

DESENHO DE UM RAMO COM UMA FLOR ROSA E DUAS FOLHAS

E SE RENOVA

Ideias sempre por vir… A cada nova empreitada, novos capítulos.

teste
 
 

CONTATO