Criações e Produções Artísticas
.
Em cena, duas mulheres paradas lado a lado. Portam pesados vestidos - que de tão longos se acumulam no chão formando amontoados de tecido - e cintos, de onde pendem estranhos objetos. Se o espectador fechar os olhos e abrir os ouvidos, ele as vê. E elas dançam. Com concepção de Maria Fernanda Carmo e Mariana Farcetta, ‘Só se fechar os olhos’ é uma experiência sinestésica que resulta da colaboração entre a mente do espectador e o fluxo incontrolável de uma coreografia. O texto que descreve essa dança, escrito por Edgar Jacques - ator e dramaturgo cego desde a infância - é narrado sobre trilha sonora original executada por Enrique Menezes (composição e viola caipira) e Rafael Ramalhoso (violoncelo).
Não é verdade que a pandemia de COVID 19 atinge a todos da mesma forma. Mas é fato - inédito na história da humanidade - que todos estão de algum modo confrontados com o vírus. Uns estão muito assustados, outros acham que é uma gripezinha; uns têm plano de saúde de luxo, outros não têm assistência alguma; uns fazem suas compras pela internet e se protegem em casa, outros são os entregadores que se arriscam para entregar essas compras; uns entendem que é uma oportunidade para repensar esse sistema torto em que vivemos, outros estão desesperançados.
'Pandemia’ é uma série de 5 micro.áudio.vídeo.contos inspirados na insanidade que estamos vivendo nos últimos dois anos.
‘Encontramos o Gato Verde’ é a segunda obra literária de Edgar Jacques - um romance de cunho fictício que traz, contudo, sentimentos e situações da vida real do autor. Através de uma história que aborda a convivência entre um pai e sua filha com baixa visão - condição ainda mais invisibilizada do que a cegueira total - o escritor pretende falar um pouco sobre como se dão as relações de pessoas que têm baixa visão com o dia a dia e com a sociedade em geral, contribuindo assim para fomentar o debate acerca do tema da acessibilidade, tão urgente e necessário. O livro foi produzido em versão física, digital e sonora.