DESVIO PADRÃO
Laboratórios e oficinas
.
OUTRAS DIREÇÕES
Laboratórios de experimentação teatral na perspectiva do ator cego
OUTRAS DIREÇÕES é uma oficina de experimentação teatral idealizada e desenvolvida para contemplar participantes cegos e videntes interessados e/ou atuantes no universo do teatro. Constituída a partir de uma série de 8 laboratórios de 3 horas de duração cada, a oficina aborda teorias e práticas básicas da formação do ator, trazendo esses elementos para a perspectiva do ator cego em cena, por meio de técnicas de atuação que não têm a visão como sentido fundamental. A exploração de tais técnicas, vinda de percepções formadas por sentidos diversos, abre campos inusitados para o alcance de novas possibilidades dentro do fazer teatral.
Com: Edgar Jacques, Sara Bentes e convidados
Piloto - SESC Pinheiros, março | 2020
SINAL ABERTO
Laboratórios de experimentação teatral para usuários de Libras
SINAL ABERTO é um curso de iniciação teatral que visa promover a experimentação cênica e fomentar a produção teatral em Língua Brasileira de Sinais (Libras), com foco na formação de atores surdos e de intérpretes especializados na linguagem do teatro. Debruçando-se no Teatro Surdo Brasileiro e por meio do estudo da dramaturgia sinalizada em Libras e da transcriação artística, o curso busca fomentar a arte surda e a especialização de tradutores e intérpretes envolvidos em trabalhos teatrais/cênicos.
com: Catharine Moreira, Yanna Porcino, André Rosa, Flavia Lima e convidados
MUSICOGRAFIA BRAILLE
Leitura e Escrita musical em Braille
Com foco no desenvolvimento da percepção musical, o curso propõe ensinar conhecimentos básicos de leitura e escrita de partituras em braille. Aborda e trabalha conceitos como os princípios básicos do braille e o alfabeto, comparação entre a notação tradicional e a notação em braille, identificação de altura e duração das notas, percepção rítmica, escrita de notas e melodias tocadas ao mesmo tempo e apreciação musical.
Com: Filipe Oliveira e Jonathan Franco Rocha
CAMPO EXPANDIDO
Ciclo de estudos e prática em artes visuais com artistas dissidentes
Idealizado durante a pandemia e transformado após a pandemia, o curso ‘CAMPO EXPANDIDO: ARTE E EXPRESSÃO PARA TEMPOS PÓS-PANDÊMICOS' é um ciclo de vivências em Artes Visuais que tem por objetivo o incentivo à prática artística a partir da troca entre culturas e estudos da História da Arte XX e XXI. Aborda reflexões sobre os movimentos artísticos vividos durante a pandemia da gripe espanhola e a caminhada pela História da Arte até a pandemia de Covid-19, assim como reflexões sobre o que vivemos artisticamente em tempos pós-pandêmicos e os espelhamentos com a história. CAMPO EXPANDIDO é um conceito que borra as fronteiras das linguagens artísticas e neste caso borra também o que conhecemos sobre a História da Arte dissidente, pois é proposto, teórica e plasticamente, por artistas com corpos diversos.
com: André Luis Raimundo, Mariana Farcetta, Bruno Vital, Fábio Passos e Luiz Breseghello.